sexta-feira, 16 de março de 2012

ALEGRIA DA RESPONSABILIDADE

Texto Bíblico: Filipenses 2.15-18

ALEGRANDO-NOS NA RESPONSABILIDADE
QUE NOS TORNA DISCIPLINADOS

Responsabilidade. Tem jeito de uma pessoa ser alegre por causa da sua responsabilidade? Existe uma alegria na responsabilidade? A palavra-chave quando tratamos de responsabilidade é disciplina. O que é disciplina?
Geralmente, a disciplina entra na nossa vida de um modo negativo. Quem aqui já estudou numa escola na infância que tinha um chefe de disciplina? Aquele cara geralmente carrancudo, que não queria muito papo, que estava ali para colocar ordem no negócio. Então, a palavra disciplina é vista como sinônimo de castigo ou de vigilância para o castigo. O chefe de disciplina é aquele que está olhando para ver quem vai errar para poder receber o castigo. Estudei num colégio em que só estudavam rapazes. E lá havia a seguinte frase logo na entrada do prédio: escrita no muro, bem grande, em estilo outdoor: “Hora é na hora, antes da hora ainda não é hora, depois da hora já não é mais hora”.
Às sete horas tínhamos de chegar. Sete e um já não era mais hora. Quem chegasse às sete e um levava um documento para casa e os dois, pai e mãe, tinham de assinar, e só entrava no dia seguinte com este documento assinado.
Era complicado. Agora, também não adiantava chegar faltando dez minutos para as 7h, estava tudo trancado e ninguém aparecia para receber você. O porteiro abriu o portão restando cinco minutos para as 7h, e alguém reclamou. Ele mandava olhar para a frase, especialmente para o trecho “antes da hora ainda não é hora”. Disciplina rígida...
Mas a palavra disciplina é muito mais do que vigilância. A palavra disciplina não tem nada a ver com alguém nos olhando. Disciplina tem a ver com a minha própria vida, eu mesmo me olhando. Disciplina tem a ver com os cuidados que eu tenho de ter com a minha vida. Disciplina não tem nada a ver com o cuidado que eu tenho de ter com a vida do outro, por isso, não faz sentido o chefe de disciplina, porque ele não vai chefiar nada, porque ou eu tenho disciplina ou eu não tenho disciplina. Ele só vai anotar o erro e providenciar o castigo. Quem é o seu chefe de disciplina na sua vida? Você mesmo. É você que precisa ter disciplina.

DEFININDO DISCIPLINA
David Jeremiah escreveu uma definição simples de disciplina. Ele diz assim: disciplina se resume em quatro sentenças:
a) Faça o que precisa ser feito;
b) Faça na hora em que isso tem de ser feito;
c) Faça da melhor maneira possível que tem de ser feito
d) Faça do mesmo jeito sempre. Isso é disciplina.
Você tem de fazer. Você tem de saber a hora que tem de fazer. Você tem de imprimir qualidade no que você vai fazer. E você tem de fazer sempre. Continuar fazendo na hora certa, na qualidade certa. Isso é ser disciplinado.

NA DISCIPLINA, EU DESCUBRO O QUE DEUS QUER DE MIM PARA ESTE TEMPO
Então, disciplina não é só fazer o que tem de ser feito. É fazer o que tem de ser feito, na hora e com a qualidade que necessária. E tem de continuar a ser feito. Na escola, o aluno precisa chegar no horário todos os dias. Mas não basta chegar no horário. Por exemplo, o aluno chega no horário certo todo dia, mas não faz a tarefa de casa. Adiantou? Tem de fazer na hora certa, mas tem de ter qualidade. Ah, ele é o primeiro a entregar a prova, mas errou tudo. Adiantou? “Pai, matei a pau, fui o primeiro a entregar a prova, errei tudo, mas fui o primeiro”, diz o estudante. Não adiantou nada. Então, é indispensável fazer o que é certo, na hora certa, com qualidade, da melhor maneira e constantemente. O que é que é ser disciplinado? Quais as quatro sentenças?
a) Faça o que precisa ser feito. Então, se você tiver dúvida sobre o que você precisa fazer, você tem de eliminar essa dúvida. Porque você é uma pessoa disciplinada, então, você precisa saber o que precisa ser feito.
b) Faça na hora em que tem de ser feito. Senão, não funciona. Por exemplo: o salva-vidas mergulhou de maneira maravilhosa, nadou de maneira estupenda, só que 20 minutos depois que a pessoa se afogou. Ele fez a coisa certa, mas depois da hora, não adiantou nada. Tem de fazer o que tem de ser feito, na hora que tem de ser feito.

c) Faça da melhor maneira possível que tem de ser feito.

d) Faça do mesmo jeito sempre. Isso é disciplina.

O que Deus requer que eu faça agora? O que eu tenho de fazer certo agora? Neste tempo?

CAMINHANDO E AVALIANDO VOCÊ EVITA ERROS
Fui pastoreado por um homem de Deus que falava assim: “De qualquer maneira, você vai conhecer a Bíblia. Você escolhe como vai conhecer. Você pode conhecer porque vai ler, e aí não vai pisar na bola. Ou então, você vai pisar na bola e eu vou ler para você conhecer. De qualquer maneira, vai conhecer”. Ou seja, se ler, estudar e aprender, você vai agir corretamente. Agora, se agir errado, vou chamar e ler para você. Você vai aprender de qualquer maneira. Agora, qual é a hora certa de aprender a Bíblia? Depois que você errou?

Já viu como funciona um conselho de avaliação? Durante décadas e décadas, os teóricos, líderes de administração, gerência, liderança e gestão se apegaram ao paradigma de que é preciso planejar; depois, executar; depois, avaliar. Planejou, executou e avaliou. Mas chegou uma corrente teórica questionando: essa avaliação serve para quê? Já planejou, já executou, vai avaliar o quê? A avaliação que acontece depois da execução não é avaliação. É autópsia. Já executou, parece que o sujeito morreu. Não, avaliação tem de ser no processo. Está planejando, está avaliando. Está executando, está avaliando. Está o tempo todo avaliando. Pegou a diferença? Se o sujeito pensar assim: “Eu planejei a minha vida, vivi errado, então, fui para o inferno”. Não. O melhor é a seguinte lógica: “Comecei a minha vida, fui vendo os erros e fui corrigindo os erros”. Avaliação é no processo.

CAMINHANDO E AVALIANDO
Quer ser alegre mesmo? Aprenda que a vida cristã só é boa para quem leva a sério. A vida cristã só vale a pena para quem a leva a sério. Não adianta ser o “crente Raimundo”: pé na igreja e pé no mundo? Você está na igreja, mas não está na igreja. Um dia, observei o comportamento de um rapaz na igreja. O coral estava cantando, e ele estava dançando. Pensei: “ué, mas esse ritmo do conjunto não é esse ritmo que está na cabeça dele". A cabeça estava balançando em outro ritmo”. Vi que havia um fiozinho saindo de dentro da roupa, e que ia parar no ouvido dele, e ele se balançando. Daí, fui devagarzinho por trás dele e desconectei o fio do aparelhinho, e ele levou um susto. Quer dizer, ele estava na igreja, mas não estava.
Outra história é a seguinte: enquanto o pastor está pregando, o irmão está acenando com a cabeça e com as mãos como se estivesse em oração. Daqui a pouco ele grita: “gooooool!!!”.
Há gente que está na igreja mas não está na igreja. Há gente cuja mente está lá fora sem precisar do fone. Ele está pensando em coisas lá de fora. Tem gente que vive ansiosa, preocupada.
Fui pastor de uma igreja em que havia uma irmã que sempre que me convidava para almoçar eu respondia: “olha, irmã, só não pode ser no domingo”. Se ela me convidar para ser no domingo, eu já sabia que ela não iria domingo de manhã para a igreja, nem participaria de nenhuma programação no sábado à noite. Ela começava os preparativos no sábado às 6h. Começava a preparar o almoço de domingo porque “o pastor vai vir almoçar aqui em casa”. E era todo um ritual. Muito bem. Eu vou prejudicar essa irmã? Eu não posso almoçar no domingo na casa dela. Eu tenho de almoçar durante a semana. Na terça-feira, eu almoço lá, na quarta-feira, pois no domingo ela perderia ou culto. Tem gente que está na igreja e está pensando assim: e amanhã, como é que vai ser? E depois de amanhã, como é que vai ser? E aquela conta que eu não paguei ainda, e aquele negócio que eu não fiz ainda, e aquele compromisso que eu não fiz, aquela obra que eu não fiz? A pessoa está na igreja, mas o diabo já a tirou da igreja sem tirá-la da igreja. Roubou a mente dela.

CONCLUSÃO
Disciplina, então, é você fazer tudo que tem de ser feito, na hora que tem de ser feito, com a qualidade que precisa ser feito e fazer sempre. Então por exemplo, na hora que começa o culto, o que é que você tem de fazer? Abrir o coração, prestar culto a Deus, adorar, louvar, ouvir a Palavra, receber edificação, aplicar na vida, crescer. Você faz isso, você é responsável. Mas, se na hora do culto, senta do lado daquela pessoa e diz assim: “e aí, como é que foi lá?”, você não está sendo responsável, não está havendo disciplina, porque não está fazendo o que tem de fazer, na hora que tem de fazer, com a qualidade que tem de fazer.


DOMINGO – Hebreus 12.8
SEGUNDA-FEIRA -– Atos 14.17
TERÇA-FEIRA – Atos 20.24
QUARTA-FEIRA – Judas 24
QUINTA-FEIRA – Romanos 14.17
SEXTA-FEIRA – Deuteronômio 6.25
SÁBADO – Provérbios 23.13

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Igreja Batista Ebenézer. Uma igreja que AMA você!