segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

ÚLTIMAS COISAS QUE PODEM IMPEDIR VOCÊ DE EXPERIMENTAR ALEGRIA: MEDO E COVARDIA

Texto Bíblico: Filipenses 1.28

“E em nada vos espanteis dos que resistem o que para eles,
na verdade, é indício de perdição, mas para vós de salvação,
e isto é de Deus.” (Filipenses 1.28)

MEDO E COVARDIA têm tirado bênçãos das mãos e da vida de muitas pessoas.
Nada de covardia, nada de medo.
Quando você ouve uma pessoa que diz: “Ah, eu tenho medo de ir à igreja, aquele lugar ali, eu tenho medo de entrar naquele lugar!”. Meu irmão, leia a Palavra de Deus ! A Bíblia diz que o amor lança fora o temor. Saiba que as pessoas estão enchendo o templo da igreja por causa do amor. E a igreja pode ficar na favela da Rocinha, sabe por quê? Você pode ser membro da primeira igreja batista da Faixa de Gaza. Você não precisa ter medo nem de barulho de tiro, nem de coisa alguma.
Quando nós estávamos lá no Líbano e o pastor disse: “O único jeito é entrar navião de carga e seja o que Deus quiser!”. Nós respondemos: “Estamos nessa, viemos aqui para entrar no Iraque. Ninguém vai segurar a gente aqui no Líbano, chega de Líbano”. E nós entramos naquele avião de carga, o avião aterrissou bem no norte do Iraque. Nós entramos, Deus colocou um anjo e o anjo veio, brincou conosco, sorriu para nós, mostrou a direção para nós, e nós entramos no Iraque, foi mais fácil entrar no Iraque do que entrar no meu apartamento, na minha casa. Não precisou de chave, não precisou tocar... E quando nós entramos no Iraque ficou claro, nós batíamos os pés no chão para ver se a gente acreditava que nada havia acontecido conosco e nós começamos a pensar no que o medo poderia ter roubado de nós.
Eu escrevi uma carta dizendo assim, que algumas coisas podiam acontecer conosco: poderiam prender a gente, deportar, poderiam segurar a gente por lá. E alguém disse: “Mas pastor, tem chance de vocês não irem para o Iraque e voltar do Líbano mesmo?”. O medo poderia ter feito isso com a gente, e eu respondi: “O medo poderia ter feito a gente voltar para o Brasil, Deus tirou a gente daqui para ir para o Iraque, e o medo poderia ter segurado a gente no Líbano. A caravana disse assim: “Se a gente não for para o Iraque, a gente pode ir para o norte do Líbano, para o sul do Líbano, pode tentar ir à montanha, Israel”. E eu respondi: “Nós podemos ir para o Sul do Líbano, Norte do Líbano, para Israel, mas primeiro nós vamos para o Iraque. Eu tenho uma igreja orando por mim lá no Brasil, e é pra lá que eu vou, para o Iraque, e tem esses pastores que também vão para o Iraque”. Depois disso, alguém disse: “Então eu vou comprar a passagem no avião de carga e nós vamos pro Iraque!”. E nós tomamos posse. Sabe por que, irmãos? Porque nós não deixamos o medo sufocar o amor.

1- MEDO: CANAL DE IMPEDIMENTO DAS BÊNÇÃOS DE DEUS

O medo pode estar impedindo você de crescer profissionalmente, o medo pode estar impedindo você se realizar emocionalmente, o medo pode estar o impedindo de romper uma relação escravizante, maligna, uma relação que está acabando com a sua vida, e você está amarrado com essa pessoa e o Diabo torturando você. O medo está impedindo você de acabar com essa história, dar uma basta nisso. Deus não me chamou para isso, não. Eu preciso iluminar e salgar, abençoar e ser abençoado, a fila tem de andar aqui, em nome de Jesus. Ah, esse namoro, esse noivado, sociedadezinha, fica amarrado com quem está levando você para o pecado. Ah, pastor, eu não faço essas coisas, mas meu sócio sabe como é que é, né? Larga a mão desse sócio em nome de Jesus. Larga mão disso, se você tem uma sociedade seja lá qual for que esteja arrastando você para o pecado, larga mão disso, antes que seja tarde demais! Isso está roubando a sua alegria.
Fui visitar um irmão em Brasília. Ele me chamou para ir a sua empresa. Chegando lá na empresa tinha um bar e tinha todo o tipo de bebida. Ele disse: “Pastor, não estranha, não. Isso aí é tudo de meu sócio”. Respondi para ele: “O que é que você está fazendo com esse sócio? Por que não acabou com isso aí ainda? Isso pode levar você para a desgraça”. Sabe o que é amizade? Amizade é que leva você pra bênção, amizade é que leva você pra louvar a Deus, amizade é que leva pra ouvir a Palavra de Deus, amizade não leva pra perto do inferno, amizade leva pra perto do céu. Se a sua amizade está levando você para o inferno, não é amizade. Entenda isso, e enxergue isso, antes que seja tarde demais. Não seja covarde, não. Diga, eu fico com o evangelho. Paulo diz que a coragem tem que substituir a covardia, coragem pra enfrentar o inimigo, coragem para suportar as dores, e coragem pra imitar quem pode ser imitado (v.30). “Tendo o mesmo combate que já em mim tendes visto e agora ouvis estar em mim.”

2- COMBATENDO OS LADRÕES DA ALEGRIA

Quer ter modelo? Quer pedir um exemplo? Quer copiar uma vida?
Copie vida que está no altar. Que está defendendo o evangelho, proclamando o evangelho, e vivendo o evangelho, pode imitar. Então quero fazer uma pergunta. Quem está roubando a sua alegria?
É por que não está conseguindo ter uma conduta digna do evangelho?
O que está roubando a sua alegria? É por que não esta conseguindo ser consistente? Perseverante?
O que é que está roubando a sua alegria? É porque não está em cooperação com o corpo de Cristo?
O que é que está roubando a sua alegria? É por que está cheio de medo e não está tendo coragem de enfrentar o inimigo, suportar as dores e de imitar quem é digno de ser imitado?
Quem está na graça e na bênção?
Por que você não está tendo essa alegria na alma que o arrebata?
Essa alegria que faz com você o que as pessoas do mundo pra sentir um milésimo precisam se encher de cocaína e de maconha?
O que é que está acontecendo? “Pastor, é porque eu defendo bem o evangelho, até prego bem o evangelho, mas quando chega na hora da conduta, na hora de viver o evangelho aí tem óleo na pista e eu vou deslizar”. O que é que está acontecendo? “Pastor, é que eu começo bem, mas depois a coisa vai esfriando e tudo volta a ser como era antes, às vezes até pior”. Falta consistência.
O que é que está acontecendo? “Pastor, o que está acontecendo é que eu começo a amar o meu irmão, a me envolver com ele e daqui a pouquinho eu vejo uma pessoa fazendo uma coisa errada, uma coisa incorreta e eu prefiro ficar na minha e me isolar”.
“O que está acontecendo, pastor, é que eu estou cheio de medo no meu coração e o medo está roubando a minha alegria”.

CONCLUSÃO
Deus quer convidar você a fazer uma solene declaração espiritual diante d’Ele, não baseado na sua força humana simplesmente, mas na dependência do Espírito Santo, que vai eliminar esses ladrões de alegria da sua vida e vai fazer com que você viva esse evangelho, seja persistente e perseverante, para assumir o seu lugar no corpo vivo de Cristo e ter coragem pra enfrentar a vida em nome de Jesus. Você vai fazer isso para honra e gloria de Deus, e aí você vai resgatar o que Deus quer de você. Deus quer que você defenda o evangelho, Deus quer que você proclame o evangelho e Deus quer que você viva o evangelho. Esse mundo em que nós estamos vivendo não vai suportar uma igreja que defenda o evangelho, que proclame o evangelho e que viva o evangelho. Nossa cidade, não vai suportar uma igreja que defenda o evangelho, que proclame o evangelho e que viva o evangelho. O estado do Rio de Janeiro não vai suportar uma igreja que defenda o evangelho, que proclame o evangelho e que viva o evangelho. O Brasil e o mundo inteiro não vão suportar uma igreja que defenda o evangelho, que proclame o evangelho e que viva o evangelho.

Isso vai acontecer porque Jesus disse para Pedro que as portas do inferno não vão prevalecer contra igreja de Jesus ( Mateus 16.18).

LEITURA DIÁRIA
DOMINGO – Salmo 100. 1-3
SEGUNDA-FEIRA – Salmo 100.4,5
TERÇA-FEIRA – Isaías 26.4
QUARTA-FEIRA – Mateus 14.30
QUINTA-FEIRA – Hebreus 2.15
SEXTA-FEIRA – Jeremias 46.27
SÁBADO – Isaías 44.8

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Igreja Batista Ebenézer. Uma igreja que AMA você!