segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

ALEGRIA DA UNIDADE

Filipenses 2.1-7

Perceba que a estrada da vida cristã para produzir alegria na nossa experiência é pavimentada de adversidade e de integridade. Quando entregamos e oferecemos nossa adversidade no altar de Deus, quando impedimos que coisas que maculam a nossa integridade prospere, então experimentamos alegria, alegria verdadeira. Esta estrada é pavimentada pelos problemas, pelas dificuldades, e qualquer pessoa que desejar afirmar que não tem nenhum problema está vivendo em erros, está mentindo. Os problemas fazem parte da nossa vida. A própria Palavra nos ensina isso, embora com o cuidado de nos advertir que as adversidades deste tempo não podem ser comparadas com a glória que a nós será revelada. As dificuldades existem neste tempo. Essa estrada precisa ser trilhada com integridade, e isso tem muito a ver com a nossa vida, com as escolhas que fazemos a cada momento de nossa peregrinação.
No estudo passado contemplamos o apóstolo Paulo incentivando os irmãos da igreja de Filipos a lutarem em união. Lutarem juntos pela causa do evangelho. A igreja não é reunião. A igreja de hoje é a igreja da união, sem ser a igreja da unidade, porque é possível ter união sem ter unidade, o que não é possível é ter unidade sem ter união. Eu preciso da união na construção da unidade, mas só a união não significa unidade. União tem a ver com reunião, com soma. Unidade tem a ver com mistura, tem a ver com doação, tem a ver com integração, tem a ver com um se enfiando na vida do outro a ponto de serem um e passarem a construir uma nova unidade. É muito mais do que reunião. É muito mais do que programação. Unidade é mais do que agenda. É mais do que ajuntamento. É muito mais do que o que acontece no culto, porque às vezes a gente tem um grupo com muita gente unida, mas com pessoas que não têm nada a ver umas com as outras. O irmão senta ao seu lado na igreja, canta as mesmas músicas, ouve as mesmas mensagens, mas não escuta você falando nada de como está a sua vida, o seu coração, como está a sua família. Quantas pessoas já sentaram ao seu lado, amarguradas, ressentidas, cheias de dor na alma, com problemas no coração, e nem os seus olhos fitaram essas pessoas, ela nem percebeu que você estava notando a presença dela. Havia união, havia reunião, havia ajuntamento, mas a unidade estava a milhas e milhas de quilômetros distantes. O Senhor Jesus, em João, no capítulo 17, pediu a Deus que a igreja dele fosse uma igreja que se apresentasse diante do mundo em unidade. Ele disse: Pai, que sejam um, como nós somos um. Ele estava dizendo: Senhor, assim como há unidade entre nós, entre o Senhor e mim. Assim como na divindade, na apresentação de Deus para humanidade, há uma unidade. Que a igreja seja vista com uma unidade. Que entre nós haja a mesma unidade.
Uma das perguntas que quem não é crente faz: Por que tem tanta igreja diferente, tantas denominações? Parece que a igreja de Jesus Cristo está se apresentando para a sociedade fragmentada, dividida, subdividida. E nós temos de gastar muito argumento para explicar por que tem tanta igreja. Sabe por quê? Porque não tem explicação lógica. Jesus não orou para isso. Ele orou por uma igreja. Ele orou por unidade. Mas onde está o homem, onde está o ser humano nascem as dificuldades na construção da unidade. Há um psicólogo que diz que a unidade é difícil até na pessoa sozinha com ela mesma.

1- RELACIONANDO-SE COM SI MESMO

Há pessoas que não se dão bem com elas próprias. Ela levanta cedo e diz: Não estou gostando de mim hoje. Tem gente que veste todas as roupas do armário e não se gosta, mas foi ela mesma quem comprou todas, e colocou todas no armário, e quando comprou pagou um dinheiro por elas, porque gostava da roupa, mas depois nada combina. Na hora de provar a roupa troca diversas vezes porque nenhuma roupa combina. Nada presta. Na verdade a roupa leva a culpa, mas a pessoa é que não está gostando de si mesma. Não estou gostando desse cabelo, mas você nasceu com ele, não tem jeito, não. Não estou gostando da minha sobrancelha. Conheci uma pessoa que não gostava do nariz, que era comprido, e era comprido mesmo, era difícil consolar. Um tem nariz curto, outro tem nariz comprido, mas Deus nos ama do jeitinho que somos.
Como está o seu relacionamento com você mesmo? Sabe por quê? Porque se você não gostar de você, vai ser difícil se relacionar com as outras pessoas. Se você não aceitar você como obra-prima de Deus, porque você é o original de Deus, não tem ninguém igual a você no mundo. Você é joia preciosa, joia rara. Você está lá num padrão elevado. Deus não tem duplicata. Deus não nos dá para ninguém e nem troca porque ele não tem cópia, só têm originais. Você é um original de Deus. E você precisa se aceitar como um original, uma obra de Deus.

2- TRABALHANDO NA CONSTRUÇÃO DA UNIDADE

Paulo estava escrevendo para os filipenses e estava havendo um problema de unidade, estava havendo dificuldades. Era uma igreja muito boa, muito amável. Uma igreja com visão missionária, mas era uma igreja que estava tendo problemas dentro dela com relação à construção da unidade. E o apóstolo Paulo vai escrever de uma maneira profundamente íntima para essa igreja falando sobre unidade.
1º) Ele apresenta as razões pelas quais devemos viver em unidade. A igreja deve viver em unidade.
2º) Depois ele apresenta os requerimentos para que haja a unidade. E depois que ele mostra as razões e demonstra os requerimentos, ele nos apresenta Jesus Cristo como modelo de unidade.

3- POR QUE DEVEMOS VIVER EM UNIDADE

Razões para que haja unidade. Qual a razão para a unidade? Para quê, e por quê a unidade? O que justifica a unidade? Em Filipenses 2.1, há um condicionante “se”, ele vai fazer algumas afirmações muito sérias. Primeiro: se há alguma exortação em Cristo, se há alguma consolação de amor, se há alguma exortação de amor em Cristo, a pessoa de Jesus Cristo, a experiência da vida de Cristo, e o modo como Cristo se manifesta na nossa vida para termos unidade. Interessante é que ele usa a palavra “consolação”, paraclases ou paracletos, no grego, é aquele que caminha do lado. Se Cristo que é Cristo caminha do nosso lado pela pessoa do consolador; se Cristo pisou neste chão e andou no nosso lado; se Cristo andou com os discípulos, se Cristo andou ao lado deles, desenhou a vida deles ao seu lado, então o exemplo, essa experiência andando com a gente deve justificar a nossa unidade. Eu preciso andar com meu irmão e não andar sozinho. Quem anda sozinho pode se machucar e não ter ninguém perto para fazer um curativo. Quem anda sozinho pode se perder e não ter com quem conversar para reencontrar o caminho. Quem anda sozinho pode morrer, pode perder a vida pela falta de alguém que mostre o perigo. Não sei se você já passou um susto na vida que a presença de alguém fez toda a diferença.
Uma vez eu sofri um acidente muito grave e o médico disse: agora você vai ter de caminhar. E eu morava perto da praia, e ficava no caminho da praia. E eu tinha de caminhar uma hora todo dia. E ele disse: “Pegue o seu walkman, e pegue uma fita e você vai caminhar, uma fita de 30 minutos, e quando a fita acabar você volta”. Daí eu pegava esse walkman e andava e a fita que nunca acabava. E eu dizia assim: “será que essa fita é de meia hora mesmo ou de 45 min? Não é possível”. E eu chegava esbaforido em casa e eu estava cansado com aquela caminhada. Um dia um jovem da igreja chegou lá e disse: eu vim aqui passar o dia com o senhor, e eu sei que o senhor caminha na praia, então, vamos caminhar juntos. E naquele dia ele caminhou do meu lado e a caminhada foi rápida. E nós fomos conversando, e fomos brincando, e fomos lembrando coisas, daqui a pouquinho passaram-se os 60 minutos rápido porque ele estava do meu lado.

CONCLUSÃO

Você não pode ficar sozinho, não. Dois a dois vão se ajudando, vão cantando, vão adorando. O que seria do apóstolo Paulo, naquela noite, na cadeia, se não tivesse o Silas para adorar junto com ele?
Nós estamos neste mundo e o Senhor teve o cuidado de dizer que temos de andar dois a dois.
Quem anda sozinho pode cair e não ter ninguém perto para levantar.

SEGUNDA-FEIRA – Filipenses 2.1-7
TERÇA-FEIRA – Isaías 25.1
QUARTA-FEIRA – Colossenses 2.5
QUINTA-FEIRA – 2Samuel 22.47
SEXTA-FEIRA – Salmo 31.2
SÁBADO – Salmo 19.14
DOMINGO - Salmo 28.1

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Igreja Batista Ebenézer. Uma igreja que AMA você!