quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

A ALEGRIA NA ADVERSIDADE

Texto Bíblico: Filipenses 1.12,13

INTRODUÇÃO
Na Bíblia, a alegria nasce de terras difíceis como uma flor linda brota da lama. E normalmente se vê alegria ligada a momentos alegres e vitoriosos em nossa vida.
Nós temos dificuldade de ligar alegria com situações difíceis. Ficamos a mil por hora porque acontece algo maravilhoso na nossa vida. Só que, quando você vai estudar a Bíblia, percebe que os terrenos mais férteis para produção da alegria não são necessariamente aqueles marcados por vitórias e triunfos na vida. E você vê lá um charco, e vê flores bonitas porque, para aquela flor brotar e ser bonita, ela não precisa de terreno nobre do ponto de vista estético. Ela precisa de terra fértil. E sabe do ponto de vista espiritual, os momentos duros da vida são aqueles que fertilizam com maior eficácia a nossa história a fim de que brote uma alegria verdadeira, profunda. Aquela alegria que está na alma e ninguém tira jamais.

1- ALEGRIA ACIMA DE QUALQUER ADVERSIDADE

E interessante quando você olha para o ministério de Paulo e, no começo da carta, ele usa uma expressão que nos deixa maravilhados. No versículo 1.12, ele diz assim: “E, quero, irmãos, que saibais que as coisas que me aconteceram contribuíram para maior proveito do evangelho”. Que coisas são essas que aconteceram na vida do apóstolo Paulo? Para entendermos que coisas foram essas temos dois documentos. O primeiro está no livro de Atos dos Apóstolos, do capítulo 20 ao 28, que narram tudo que aconteceu nas viagens missionárias de Paulo. O segundo está em 2Coríntios, capítulo 10 em diante, nos quais Paulo declara que ele sofreu açoites, foi torturado, apedrejado, passou fome, sede, frio e estava nu. A partir desses textos, podemos ter o entendimento do que Paulo está se referindo em Filipenses 1.12.
Paulo sofreu problemas com pessoas de dentro e de fora da igreja. Ele usa uma expressão muito angustiante: perseguições. Ele foi condenado. Foi fustigado com vara e recebeu 40 açoites, menos um duas vezes. O verdugo o açoitava, e tinha que dar 40 açoites, mas, se o verdugo desse 41 açoites, dizia a lei, o verdugo tinha que ser açoitado, então, ele dava 39 para não errar (Daí, Paulo diz: eu fui açoitado duas vezes com 40 açoites menos um).
Paulo sofreu muito. Uma hora estava na voragem, no deserto, no campo, nas montanhas. Enfrentou naufrágios, perseguições e ofensas. Às vezes, tinha de fugir dos perseguidores e entrava num buraco, e eles ficavam fustigando com vara para ver se Paulo gritava e, se gritasse, seria enterrado naquele buraco, mas ele tinha que suportar as varas pegando no corpo sem emitir nenhum som. Ele escreve ao filipenses dizendo assim: “Eu quero, irmãos, cientificar de que as coisas que me aconteceram têm antes contribuído para o progresso do evangelho”.

2- QUANDO A ADVERSIDADE NA NOSSA VIDA SE CONSTITUI TERRA FÉRTIL PARA PRODUÇÃO DE ALEGRIA

Como enfrentar um momento de adversidade e se pensar ou falar de alegria? O apóstolo Paulo enfrentou tudo isso e explica por que a alegria foi produzida nos momentos mais angustiantes da sua vida, que não foi mole. Às vezes, fazemos alguma aventura pelo reino de Deus e sentimos o que é estar perto do perigo. Na viagem que fiz ao Iraque, em uma cidade no norte do país, o guia dizia: “por favor, em nome de Jesus, tirem a pilhas das máquinas, coloquem as máquinas nas capas e coloquem as máquina no fundo da bolsa para vocês não serem tentados a tirar uma foto, porque uma foto pode fazer este ônibus todo aqui ir pelos ares. Basta um “flashezinho”. Nessa área aqui, nem sonhem. Fotografem na alma”. Estávamos passando por uma área onde havia crianças, adolescentes e jovens com duas metralhadoras nas mãos, vigiando, olhando. Crianças cheias de medo nos olhos com o dedo no gatilho das metralhadoras. Estávamos por ali pelo evangelho de Jesus e, para chegar a Sidon, tínhamos que pregar a Palavra de Deus.
Momentos difíceis, semelhantes a esse episódio que vivi no Iraque, eram comuns na vida de Paulo. Paulo arriscava a vida o tempo todo, vivia no limite pelo evangelho de Jesus. Alguém pode dizer que Paulo exagerou, mas ele não exagerou e ainda foi modesto.
Quando se lê o livro de Atos, vê-se que ele enfrentou situações que não relacionou no livro de Coríntios. Ele não diz que foi picado por uma serpente. Ele estava arriscando a vida o tempo todo pelo evangelho de Jesus. Das adversidades inerentes e limítrofes da vida, ele extrai alegria para o coração. Só Deus.
A adversidade chega e nem sempre o Diabo é quem manda. Às vezes, chegam por causa dos nossos erros, por causa de erros de pessoas que estão ao nosso lado, às vezes por vicissitudes próprias da vida que fogem do nosso controle. E o Diabo percebe que a adversidade chegou e ele logo convoca todos os seus arquitetos e engenheiros. Toca o alarme no inferno e todos quantos são estrategistas do inferno vão para a reunião, e ele diz assim: reunião de emergência. Uma sala de reunião enorme, munida de alta tecnologia. E o inimigo diz: “atenção, adversidade chegou à vida de fulano. Vamos arquitetar um projeto para que essa adversidade leve essa pessoa para o fundo do poço e acabe com a vida dela”. E os estrategistas do inferno colocam toda a sua capacidade de estratégia em funcionamento para piorar a situação a ponto de essa pessoa não suportar.
Saiba que quando a adversidade chega à sua vida, uma reunião dessas acontece no inferno e os demônios saem em missão com alvo certeiro de usar o momento de adversidade na sua vida para acabar como você de vez. Só que, lendo Filipenses, percebemos que o apóstolo diz que outra reunião acontece lá no céu.
Quando a adversidade chega à sua vida, o Senhor chama os anjos d’Ele, e convoca todos os seres celestiais e diz: “agora é hora de reforçar o acampamento ao redor de fulano. Reforce, eu não quero que nenhum demônio chegue nem perto dele, ele não pode sentir nem o cheiro de fumaça da fogueira”.
Você percebe que sua adversidade é uma arena onde o céu milita contra o inferno? Sabe por quê? Por causa da sua vida. Da sua singular vida. Todo o céu entra em ação. Quando você passa por aquele momento, e olha para trás, e percebe que Deus abençoou e usou você na adversidade, vai notar que daí brotou a alegria.

3- É POSSIVEL SER ALEGRE NA ADVERSIDADE QUANDO EU SUBMETO A MINHA ADVERSIDADE PARA SER USADA POR DEUS COMO FERRAMENTA NO PROGRESSO DO EVANGELHO

Não fique pensando: coitadinho do apóstolo Paulo, ele está sofrendo tanto na prisão, tanto naquela masmorra. “De maneira que as minhas prisões em Cristo foram manifestas por toda a guarda pretoriana, e por todos os demais lugares” (Filipenses 1.13). Vale a pena colocar as adversidades para Deus usar para o progresso do evangelho.
Sabe como fazer brotar alegria na adversidade? Ofereça a sua adversidade no altar de Deus. Leve a sua adversidade ao altar de Deus. Coloque a sua adversidade na salva. Senhor, eu te ofereço a minha adversidade, usa para o progresso do evangelho. Por que Paulo fez isso? Porque se eu sofrer, até a morte, se for o caso, mas se desse sofrimento redundar salvação de vidas, resgate de famílias, em conserto de vidas, então, bendito sofrimento e bendita morte.
A alegria nasce quando você percebe que a sua adversidade não existe para fazer você sofrer, mas para Deus usa-la para o progresso do evangelho. Paulo estava dizendo: “Senhor, usa-me. Estou aqui nessa prisão. Ninguém precisa ter medo. Deus está fazendo maravilhas pelo fato de eu estar nessa prisão, com toda a guarda pretoriana. Todos estão sabendo, até o batalhão de elite, todo mundo está sabendo, até os guardas dos nobres, os governantes, as castas mais altas na hierarquia política de Roma sabem que eu estou aqui por causa de Jesus Cristo. Então eu quero continuar aqui para que o evangelho continue progredindo. Tem gente que quando passa por um aperto a primeira coisa que faz é riscar Deus de sua agenda. “Ah! Eu não vou mais à igreja, não, porque eu estou muito mal”. “Ah, eu estou tão mal que não consigo orar, não consigo ler a Bíblia”. Vem a adversidade e logo se risca Deus. O que está acontecendo é que o projeto do inferno está vigorando nessa vida. Mas, se vem à adversidade e você pensa: “Esta é uma boa oportunidade para Deus usar a minha adversidade para o progresso do evangelho. Senhor, não sei quantos dias vai durar; não sei quantos meses vai durar, mas, enquanto durar, usa para o progresso do evangelho”.


LEITURA DIÁRIA
SEGUNDA-FEIRA - Filipenses 1.12
TERÇA-FEIRA – Filipenses 1.27
QUARTA-FEIRA – Filipenses 2.13
QUINTA-FEIRA – Salmo 23
SEXTA-FEIRA – Salmo 132
SÁBADO – Salmo 119.115
DOMINGO – Salmo 42

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Igreja Batista Ebenézer. Uma igreja que AMA você!