sexta-feira, 11 de março de 2011

EVANGELIZANDO O HOMEM DO FIM DOS TEMPOS

Texto Bíblico: 2Timóteo 3.1-17
Conhecimento é indispensável para a tarefa missionária. Conhecer o ser humano faz parte de nossa tarefa. Conhecer o homem com suas características marcantes para este fim dos tempos é importante para a nossa prática missionária.
O estudo antropológico do fim dos tempos deve levar o crente a proclamar o dia do homem (a salvação), o dia do Senhor (a volta de Cristo) e o dia de Deus (o juízo). Deve ser nosso objetivo discernir os tempos para que nos entreguemos mais e melhor à tarefa de ganhar os perdidos.
As coisas não se tornarão mais fáceis, pelo contrário. Tempos piores virão. Tempos trabalhosos, árduos, período de tensão e de maldade.

1. O HOMEM DO FIM DOS TEMPOS É CARACTERIZADO POR UM SENTIMENTO EM RELAÇÃO A SI MESMO (vv. 1,2,3)
Amantes de si mesmos. O egoísmo marcará o homem desse tempo. Essa palavra é encontrada somente aqui no Novo Testamento. Não se trata tanto e somente do amor próprio, mas de amar indevidamente, tal como amor às possessões materiais. Trata-se de um mal, de um vício. Quando amamos a nós mesmos com exclusão do próximo, temos cometido o mal aqui condenado.
Sem domínio de si. Sem autocontrole e inclinados para a autoindulgência. Não tem poder de controlar a si mesmo. A perversão moral leva o indivíduo a formar hábitos tão arraigados que sua fibra moral é destruída. O resultado final é um escravo das paixões e concupiscências. Um homem viciado em muitas práticas daninhas.
Desafeiçoados, ou seja, sem afeto natural.
Irreverentes, ou seja, sem santidade, um verdadeiro iníquo não fazendo nenhuma restrição na maldade praticada.
Esse homem que desenvolve esses sentimentos primeiramente em relação a si mesmo precisa de uma profunda transformação de vida e sentimentos.
Somente o evangelho de Jesus será capaz de impactar de forma transformadora esse homem egoísta e depravado. A igreja precisa se preparar para comunicar a graça a tais.

2. O HOMEM DO FIM DOS TEMPOS É CARACTERIZADO POR UMA ATITUDE EM RELAÇÃO AO MUNDO QUE O CERCA (vv. 3,4)
Amigos dos prazeres. É o desenvolvimento da prática do hedonismo, filosofia que exalta os prazeres como o sumo bem e o alvo de toda a existência. O mundo será visto e desenvolvido com esse propósito. Tudo terá que girar para trazer satisfação e prazer ao ser humano. Paulo diz: “Mas o que vive em deleites, vivendo está morto”. (1Timóteo 5.6).
Homens avarentos. Os que conservam um apego às coisas materiais. São os amantes da prata, amantes do dinheiro, o que é uma forma de idolatria, fazendo do próprio dinheiro o centro do universo. Paulo diz em 1Timóteo 6.10: “Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores”.
Serão homens atrevidos, ousados para o mal. Essa palavra traz a ideia de cair para adiante, inclinar-se para frente. Dando a entender que esse atrevimento acontece em palavras ou ações. São pessoas ousadas quando se entregam à maldade.
Arrogantes. A palavra arrogante quer dizer perambulação. Era na época a apalavra usada para indicar a atitude mental enlouquecida ou distraída, daí a ideia de pessoas de vil caráter, fingidas, impostoras. Gostam e desenvolvem coisas altissonantes sobre si mesmas. Paulo escreveu em Romanos 1.30 “Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães...”. São os arrogantes, os altivos e orgulhosos. Na literatura bíblica tal palavra é usada somente em mau sentido. Em outras literaturas quer dizer também magnificente e nobre. Aquele que quer brilhar mais que tudo e do que todos. São aqueles que desejarão brilhar mais por meio do louvor próprio. Tiago diz em 4.6 “Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”. E é Pedro que diz: “Semelhantemente vós, jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (1Pedro 5.5)

3. O HOMEM DO FIM DOS TEMPOS É CARACTERIZADO POR UM MODELO EM RELAÇÃO AO PRÓXIMO (vv. 3, 4)
São caluniadores. Esta é a mesma palavra usada para diabo, que é o adversário, um dos títulos dados a Satanás, que destaca o caráter de caluniar. Paulo diz em 2Timóteo 2.26: “E tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos”. São pessoas que procuram prejudicar seus semelhantes com palavras cortantes, que normalmente envolvem o exagero nas informações, distorcendo a verdade até o ponto da mentira. Tais pessoas não somente entram em choque com os seus semelhantes mas também amam propagar as dissensões, lançando uns contra os outros. Promovem dissensões devido ao seu espírito maligno. Com isso surge a crueldade, a selvajaria e brutalidade. “Caluniadores” indica aqueles que são privados de mansidão.
Desobedientes aos pais. Desconsideração por sua autoridade. Caracteriza aqueles que repelem a autoridade de Deus.
Implacáveis. São, portanto, irreconciliáveis. Pessoas invadidas por um grande amargor de espírito e sem respeito por seu semelhante. Não se sentem nunca aplacados.

4. O HOMEM DO FIM DOS TEMPOS É CARACTERIZADO POR UM SENTIMENTO EM RELAÇÃO AO SAGRADO (v. 5)
São Ingratos. Sem gratidão. Usam palavras abusivas mesmo diante de coisas boas que Deus dá.
São blasfemadores, usando palavras degradantes. Falar com profanação degrada alguma coisa sagrada.
Inimigos do bem. Não têm amor natural pelo que é bom. Tais indivíduos farão oposição a Deus e a todas as suas manifestações. Leia em Atos 6.11-13 “Então subornaram uns homens, para que dissessem: Ouvimos-lhe proferir palavras blasfemas contra Moisés e contra Deus. E excitaram o povo, os anciãos e os escribas; e, investindo contra ele, o arrebataram e o levaram ao conselho. E apresentaram falsas testemunhas, que diziam: Este homem não cessa de proferir palavras blasfemas contra este santo lugar e a lei”. E 2Pedro 2.11 “E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição”.

PARA PENSAR E AGIR
O homem sempre foi pecador desde a entrada do pecado no mundo, mas Paulo ensina que o homem do fim dos tempos terá de forma mais agressiva e presente essas características. O evangelista moderno, contemporâneo e que deseja fazer bem a sua tarefa, precisa estudar o comportamento humano.
O conhecimento do homem do fim dos tempos exige que sejamos persistentes para fazer desarraigar de seus sentimentos e atitudes a praga do pecado.
Esse homem mau e perverso precisa de amor e compaixão. Não se faz em qualquer circunstância a obra missionária sem compaixão e misericórdia.
Conhecer o homem do fim dos tempos é um aprendizado e busca de paixão por essas almas perdidas. À medida que o tempo passa a igreja precisa crescer em amor pelos perdidos e cultivar mais a sensibilidade diante dos horrores deste mundo. Todos podem perder a sensibilidade, a igreja jamais!

LEITURA DIÁRIA
segunda ...2Timóteo 3.1-5
terça ...2Timóteo 3.6-8
quarta ...2Timóteo 3.9-13
quinta ...2Timóteo 3.14-17
sexta ...Romanos 1.30
sábado ...Atos 6.11-13
domingo ...1Pedro 5.5

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Igreja Batista Ebenézer. Uma igreja que AMA você!