segunda-feira, 3 de agosto de 2009

O Peso da Liderança_Lição 06

Texto Bíblico: Números 11.1 a 12.16

O PESO DA LIDERANÇA

O homem que Deus chama precisa ser “perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” (2 Tm 3.17). Essa perfeição e essa habilitação são medidas pela capacidade relativa das pessoas, ou seja, cada um se enquadra no padrão divino segundo o que é capaz de realizar. Se considerarmos apenas o lado natural das coisas, será preciso admitir que, seja muito ou pouco capacitada, essa pessoa não existe. Está para nascer aquele ou aquela que sejam perfeitos e realizem tudo com perfeição.

Apesar disso, Deus chama o homem e a mulher e lhes delega atribuições inerentes a seu reino no mundo. Ele confia nessas pessoas, sabendo, contudo, que são limitadas e falhas. Sabe que em certas circunstâncias se deixarão vencer por sentimentos negativos, paixões rasteiras e temores inúteis. Sabe que sentirão ciúmes uns dos outros, que entrarão em conflito uns com os outros e tentarão se destruir mutuamente. Sabe que fraquejarão diante dos desafios e que tentarão abandonar a missão que receberam. Sabe de tudo isso e muito mais, porém chama essas pessoas e as torna suas parceiras na obra de salvar e abençoar o mundo.

Resta-lhes crer nele, perseverar em cumprir sua vontade e esperar nele na hora em que tudo parece dar errado.

1. Fogo e comida (11.1-9, 31-35)

Este é mais um episódio no qual os israelitas tentam rebelar-se contra Deus. O texto diz que “o povo queixou-se de sua sorte” (v.1). Basicamente, a queixa era por um tipo de comida diferente do maná que recolhiam a cada manhã. O povo sentia saudade dos pratos da culinária egípcia. Isso até dá para compreender, porque sua condição de escravos não impedia que comessem bem. O que não se compreende é que dissessem que “comíamos de graça” (v.5). Viver sem liberdade, ainda que comendo do bom e do melhor, é pior do que não ter o que comer. Mesmo porque nem só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus. Atendendo ao clamor popular, Deus envia as codornizes (31-35), mas com elas uma praga que representou a repreensão de um pai zeloso.

O fogo que consumiu as extremidades do arraial pode ter surgido por combustão espontânea, devido ao calor extremo. A origem natural das chamas não impede a manifestação do poder de Deus, antes a facilita. O fato de Moisés ter conseguido a cessação do fogo por meio da oração mostra que Deus agiu diretamente no assunto. Não houve vítimas, como também no caso da praga.

2. Mata-me, Senhor (11.10-15)

Na Bíblia, alguns dos mais consagrados homens de Deus, e aos quais se pode designar sem exagero como gigantes espirituais ou heróis da fé, chegaram ao limite de sua resistência e pediram a morte ao Senhor. Moisés está entre eles. “Se assim me tratas, mata-me de uma vez, eu te peço, se tenho achado favor aos teus olhos, e não me deixes ver a minha miséria” (v.15). Se uma oração desse tipo é uma expressão de quase-desespero, não deixa de ser também um brado de fé. O crente está dizendo que receber a morte da parte de Deus é melhor do que viver a vida sem ele. E está extravasando um sentimento de abandono que se fosse retido em sua alma poderia levá-lo a procurar a morte por si mesmo, pelo suicídio ou algum outro gesto extremo.

O cristão realista e maduro não condena o grande homem de Deus por orar desse modo. É provável que seja exatamente neste momento que Moisés demonstre toda a sua grandeza humana. Ele não é uma máquina de liderar. Não é um político frio e calculista, que debita ao povo a conta de seus erros pessoais. Tratando um povo fraco e rebelde como um pai trata seus filhos, ele se revela um ser humano que, mais do que nunca, depende de Deus para cumprir sua missão. E Deus o compreende e vem em socorro dele.

3. Um povo de profetas (11.16-30)

Esta passagem repete o texto de Êxodo 18.13-27 quanto à designação de setenta líderes para auxiliar Moisés. No primeiro caso, a função deles é administrativa. No caso presente, é profética. É possível que se trate de grupos diferentes. Ao fazer com que seu Espírito viesse sobre eles, levando-os a profetizar, Deus está indicando que eles têm da parte dele autoridade espiritual para ajudar Moisés a liderar o povo, embora não tenham as mesmas qualificações pessoais do grande líder. Profetizam uma só vez, numa demonstração simbólica de que tinham o mesmo acesso ao Espírito que Moisés. As funções que realizarão são religiosas, no serviço do tabernáculo.

Dois deles profetizam no arraial, separados dos demais. Josué, enciumado, pede a Moisés que os proíba. Não é de hoje que certas pessoas, por causa de seus cargos e títulos, querem ter o monopólio do Espírito de Deus. A resposta de Moisés dá a dimensão de sua estatura como homem de Deus (v.29). Quantos pastores de hoje e de sempre teriam essa grandeza pessoal?

4. Boca a boca (12.1-16)

Como foi dito no início desta lição, homens de Deus não são perfeitos, e isso não por serem homens de Deus, mas por serem homens. Moisés é atacado por Arão e Miriã por ter tomado uma segunda mulher, além de Zípora. E a mulher não era israelita. Esse segundo fato deve ter pesado mais do que o primeiro. E tentam tomar-lhe a liderança. Em outros tempos, Moisés teria tentado neutralizar a iniciativa de seus dois irmãos valendo-se de algum artifício humano. Agora, entrega o assunto ao Senhor – o que é sempre a melhor maneira de o crente fiel lidar com questões dessa natureza. Hoje, lamentavelmente, apela-se para a justiça humana, que, além de tudo, no Brasil é um poder corrupto e injusto.

Deus intervém, mostrando quem é quem entre os que o servem. Miriã fica leprosa, passando por uma desmoralizante humilhação pública. Arão, que não era modelo de força espiritual, recolhe-se à sua insignificância. E Moisés ora por ambos, para que o Senhor não os trate segundo merecem, e sim de acordo com a sua divina misericórdia.

Quem hoje, por alguma razão ou sem razão alguma, quiser se levantar contra os homens e mulheres de Deus que falam boca a boca com o Senhor, devem pensar mil vezes antes de fazê-lo.

Portanto....

Moisés foi o grande líder que a Bíblia descreve porque chamou Deus para dentro de todas as crises que viveu. Não tentou enfrentá-las sozinho, por mais forte, disciplinado e talentoso que fosse. Precisamos deixar que o Senhor venha para dentro de nossas crises. Precisamos orar a ele, ainda que nossa oração por vezes possa ser um sofrido desabafo. Precisamos respeitar a forma como Deus se revela aos outros e compreender que os usa tanto quanto a nós próprios. Precisamos ser mansos e humildes para depender do Senhor quando os adversários se levantam contra nós. E ter misericórdia para interceder por eles, porque nos mais das vezes eles não sabem o que fazem – como às vezes nós mesmos também não sabemos.

Para pensar e agir

O estudo de hoje apresentou diferentes personagens, com qual deles você se identifica?

O povo – sempre insatisfeito e reclamando de tudo.

Moisés – fiel a Deus, democrático, sobrecarregado, estressado, alvo de críticas do povo e da liderança.

Miriã e Arão – críticos de plantão que ambicionam o lugar do líder.

Setenta líderes auxiliares – homens dispostos a ajudar Moisés a cumprir sua missão.

Josué – entende que uma pessoa capacitada por Deus é uma ameaça ao líder e não deve ter espaço para atuar na comunidade.

Leitura diária

Números 11.1-9

Números 11.10-15

Números 11.16-30

Números 11.31-35

Números 12.1-8

Números 12.9-16

2 Timóteo 3.1

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Igreja Batista Ebenézer. Uma igreja que AMA você!